O Superintendente Zona franca de Manaus esteve em Boa Vista e, dentre outras iniciativas, visitou às obras da usina termelétrica Jaguatirica II, com a conclusão prevista para 2020

Em agenda oficial em Roraima, o titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Alfredo Menezes, participou, nesta segunda-feira (2), de dois eventos voltados ao desenvolvimento do estado e da região. O primeiro tratou de parcerias para o incremento de ações ligadas à pesquisa e inovação em Roraima, enquanto o segundo visou a promover avanços na infraestrutura energética.

Na sede do Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação do estado (Iacti-RR), o superintendente da Suframa reuniu-se com o presidente da instituição, Aluízio Nascimento, e recebeu a solicitação para que o Instituto possa ser credenciado no âmbito dos projetos prioritários do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda).

A iniciativa, conforme destacou Alfredo Menezes, é relevante diante das propostas que objetivam promover um desenvolvimento integrado na região com foco em diversos vetores econômicos, como a bioeconomia, que está inserida no Capda. Segundo o superintendente, a relevância estratégica da biotecnologia para o desenvolvimento regional está alinhada à atividade do Iacti-RR que, como órgão do governo estadual responsável pela formulação e gestão da política pública de ciência, tecnologia e inovação em Roraima, pode ser um interlocutor da Suframa na definição de investimentos estruturantes no estado.

Na ocasião, o titular da Autarquia ainda visitou o prédio onde funcionarão os laboratórios do Parque Tecnológico de Apoio ao Agronegócio e demais instalações do Instituto.

Infraestrutura energética

A Usina Termelétrica Jaguatirica II, na região do Bom Intento, zona rural de Boa Vista, está com as obras avançadas, 30% da planta já está concluída. Esse grandioso projeto de desenvolvimento recebeu um alto investimento, de cerca de R$ 1 bilhão, para Roraima. Foi entregue três licenças emitidas pela Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) que garantem a construção e funcionamento da usina de energia a gás.

Dando continuidade à agenda no estado, o superintendente acompanhou o governador de Roraima, Antônio Denarium, em visita às obras da usina termelétrica Jaguatirica II, que atualmente gera cerca de 950 empregos e tem previsão de ser concluída até o fim do primeiro semestre de 2021.

 

Alfredo Menezes ressaltou a importância estratégica da obra e, além de garantir o apoio da Suframa a ações que promovam o desenvolvimento de Roraima, destacou que o empreendimento, juntamente com outros investimentos na área de energia, deve propiciar o cenário ideal para atrair indústrias e empresas de grande porte para o estado, com reflexos positivos para a sociedade, “Trazendo infr/aestrutura de energia de uma forma sustentável atrai investidores que são por conta da segurança energética. A Suframa está à disposição da Eneva e do Governo do Estado de Roraima, que podem contar conosco para o que for possível no sentido de acelerar o desenvolvimento da nossa região”, pontuou.