Dados do Ministério do Turismo em relação a percepção dos empresários do ramo de hotelaria demonstram que a demanda pelos serviços ofertados deve crescer de 52,4% para 54,7 %, no faturamento das empresas e que esse aumento se dá pela diversificação das atividades internas que garantem um desempenho mais atrativo no setor, sendo incentivadas pela recuperação do ambiente econômico do Brasil.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Nacional), Manoel Cardoso Linhares, revela que mediante esse aumento econômico vários empreendedores de hotelaria já confirmaram planos de investimentos em várias cidades, onde haverá aumento de unidades habitacionais, a otimização de novos mercados e consumidores, consequentemente, a criação de mais postos de trabalho.

“Estamos preparados para esse novo mercado consumidor. A hotelaria brasileira há muito vem seguindo as tendências mundiais e está pronta para oferecer hospedagem voltada para todos os perfis de público, além de proporcionar experiências que foquem no bem-estar, oferecer uma maior interação com o público nativo e sua cultura e destacar a gastronomia local como atrativo”.

Neste cenário as estratégias podem aumentar ainda mais a visibilidade de cada grupo hoteleiro, se este se adaptar as novas tendências e disponibilizar programações para eventos sociais que contam com finais de semana e feriados com hospedagem e alimentação oferecendo valores bem acessíveis, conhecidos como “day use”, que oferta uma infraestrutura totalmente voltada a um dia de lazer ou evento para o cliente, tendo opções de café da manhã regional, almoço e jantar, com piscina liberada.

Outra pedida é o “pool day”, que propõe almoço, bebidas e piscina de 12h às 18h, mas também pode ser encontrado em alguns hotéis com o opcional de café da manhã, entre tantos outros serviços que agregam valor a estadia, isso sem esquecer das atividades corporativas como reuniões, workshops, seminários, congressos de estudantes e eventos sociais, bem como outras opções de negócios, como festas de aniversário e casamentos e formaturas.

Entre as novidades o ‘dia da noiva’, chega com um serviço que prepara o ambiente de acordo com a demanda do cliente e os pacotes podem incluir decoração com pétalas e velas, espumantes, frutas, roupão e café da manhã no quarto, ao depender do tipo de suíte.

Na medida que a tecnologia cresce, os prestadores de serviço também se atualizam para agregar valores que agreguem qualidade de vida a todos os clientes, a regra é não parar de inovar.