A Embrapa Amazônia Ocidental está realizando no período de 2 a 13 de março, em Parintins (AM), uma série de eventos com objetivo de socializar conhecimentos relacionados a sementes e mudas de espécies nativas da Amazônia visando o estímulo à restauração florestal, implantação de sistemas agroflorestais e o fortalecimento da arborização e da cadeia produtiva de sementes e mudas.

Na semana de 2 a 6 de março acontece o Workshop Boas Práticas de Coleta e Beneficiamento de Sementes para Múltiplos Propósitos. Na segunda-feira, 9 de março, será realizado o Seminário Restauração Florestal de Áreas Degradadas. No período de 9 a 13 de março acontece o curso  Manejo de sementes e mudas de espécies nativas do Baixo Amazonas. E na sexta-feira, 13 de março, será realizada a Feira de Troca de Sementes e Saberes de Espécies Nativas do Baixo Amazonas.

As atividades são promovidas por meio do Projeto “Fortalecimento da Cadeia Produtiva de Sementes e Mudas na Amazônia/ Mais Sementes”, que é um dos 19 subprojetos que formam o Projeto Integrado para a Produção e Manejo Sustentável do Bioma Amazônia (PIA), coordenado pela Embrapa, financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  Esses projetos contemplam ações de pesquisa e desenvolvimento, transferência de tecnologias e intercâmbio de conhecimentos com foco na redução do desmatamento, recuperação de áreas degradadas e uso sustentável dos recursos naturais do bioma Amazônia. Nesse contexto, o projeto “Mais Sementes” tem como objetivo geral fornecer subsídios e promover ações para o fortalecimento da cadeia produtiva de sementes e mudas de espécies nativas da Amazônia.

Saiba mais sobre cada atividade:

– O workshop Boas Práticas de Coleta e Beneficiamento de Sementes para Múltiplos Propósitos acontece de 2 a 6 de março no horário de 13h30 ás 16h30, no Núcleo de Apoio a Pesquisa e Transferência de Tecnologia do Baixo Amazonas (NAPTT) da Embrapa Amazônia Ocidental, localizado na rua Jonathas Pedrosa, número 369, Centro de Parintins. O workshop é direcionado a mulheres interessadas em aumentar a renda familiar com a produção e comercialização de artesanatos a partir de sementes. No workshop, será abordado como sementes podem ser utilizadas na confecção de artesanato e, assim, gerar renda às comunidades locais. O objetivo é socializar alguns conhecimentos e boas práticas sobre coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes para múltiplos propósitos. Na atividade, por exemplo, serão abordadas informações sobre tecnologias relacionadas ao controle de insetos-pragas, bactérias e fungos nas sementes, e sobre a toxidez de algumas sementes da Amazônia.

– O seminário Restauração Florestal de Áreas Degradadas tem como objetivo propiciar discussões e troca de experiências sobre metodologias de restauração florestal que cumpram a função social e ambiental da agricultura familiar. Serão discutidos aspectos ecológicos, agronômicos e socioeconômicos inerentes às práticas de recuperação de áreas degradadas e a regularização ambiental do Baixo Amazonas. O seminário é aberto ao público interessado em manejo de sementes e mudas, técnicos, coletores de sementes, viveiristas, integrantes de etnias indígenas, agricultores, profissionais e estudantes das áreas agrícolas, biológicas e florestais.

– O curso  Manejo de sementes e mudas de espécies nativas do Baixo Amazonas inicia segunda-feira, dia 9 às 13h e segue até sexta, dia 13 pela manhã. O curso tem o propósito de socializar conhecimentos sobre produção de sementes e mudas de espécies nativas na região do Baixo Amazonas, visando o estímulo à restauração florestal, ao fortalecimento da arborização urbana, à implantação de sistemas agroflorestais e ao fortalecimento da cadeia produtiva de sementes e mudas.

Clique para acessar folder com a programação do Workshop Boas Práticas de Coleta e Beneficiamento de Sementes para Múltiplos Propósitos;

Foto: Divulgação Embrapa

Fote: Assessoria Embrapa