Pelo menos 200 Microempreendedores Individuais (MEIs) do município de Tefé (distante 522 quilômetros de Manaus) receberão, gratuitamente, capacitação especializada nos mais diversos segmentos. A iniciativa faz parte do Programa Salto, que é realizado pela Impact Hub – uma rede global de apoio a empreendedores – e conta, no Amazonas, com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), além da parceria de viabilização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Amazonas).

O lançamento do programa aconteceu na última quinta-feira (16) e foi transmitido via live diretamente da sede do Impact Hub Manaus. O evento contou com a presença da secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Tatiana Schor; do prefeito de Tefé, Normando Bessa de Sá; da gestora do Salto no Impact Hub Manaus, Juliana Teles e da diretora técnica do Sebrae Amazonas, Adrianne Antony Gonçalves.

O Programa Salto surgiu em Santa Catarina, em 2017, e já foi realizado em nove cidades daquele estado. A cidade de Tefé será a primeira cidade fora do eixo sul do país a receber o programa de aceleração.

Para a secretária Tatiana Schor, a iniciativa tem enorme importância porque, além de incentivar a economia local, acontece justamente em um momento de pandemia onde os pequenos negócios são os mais prejudicados em todo o País.

“Além do incremento da aceleração para os microempreendedores, existe a necessidade de se criar oportunidade de emprego e renda locais por meio da economia criativa. É nesse sentido que o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secti/Sedecti, apoia programas como esse. Vale aqui destacar o protagonismo do município de Tefé, que é o primeiro do interior do estado a contar com uma Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. Estamos muito contentes e vamos continuar apoiando ações como essa”, enfatizou a secretária executiva.

Ela também ressaltou que a parceria com o Sebrae em ações estratégicas para o fortalecimento do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), no estado, é de extrema importância e que o programa dará um verdadeiro “salto” na inovação empreendedora em Tefé.

Para Juliana Teles, gestora do Programa Salto no Impact Hub Manaus, o protagonismo do escritório do Sebrae de Tefé foi o grande motivador para a escolha do município a participar do programa de aceleração.

“Por todos os resultados obtidos nas edições realizadas pelo Impact Hub Floripa, fizemos uma parceria para operar o Salto no Amazonas e Tefé foi escolhida como a primeira cidade do estado a participar, graças ao esforço do Sebrae Tefé e da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. Há uma vontade conjunta de apoiar os MEIs, especialmente, nesse momento em que muitos sofreram impacto econômico com a pandemia”, reforçou Juliana.

Em 2019, o programa impactou um total de 589 participantes em oito cidades catarinenses.

PROGRAMA

A metodologia do Salto combina elementos de ponta do mundo das incubadoras e aceleradoras de negócios, com foco no uso das novas mídias e no desenvolvimento profissional e pessoal. Toda técnica é adaptada ao microempreendedor individual, buscando acelerar o seu crescimento de forma sustentável. São três etapas de aceleração – ou “saltos”, na concepção que dá nome ao programa –, com os seguintes temas: 1) Foco no autodesenvolvimento do MEI como empreendedor; 2) Foco no negócio (validação do mercado, modelagem de negócio); e 3) Foco no crescimento (desenvolvimento de planejamento estratégico e metas). Todas as etapas serão realizadas de forma on-line, prezando pela segurança dos participantes.

Para participar, o MEI deve se inscrever pelo site do programa até dia 30 de julho. As vagas são limitadas e para ser aprovado, o interessado deve estar formalizado como MEI e ser do município de Tefé. A sala do empreendedor de Tefé apoiará quem tiver interesse em se formalizar como MEI e também quem precisar de suporte com as inscrições, pois é necessário acesso à internet.

As informações para os microempreendedores tefeenses poderão ser obtidas pelo seguinte contato: Prefeitura Municipal de Tefé – Meyre Barbosa (97) 98100-0233. Já os representantes de outros municípios que tenham interesse em saber como participar do Programa Salto podem entrar em contato por meio do Impact Hub Manaus com a Juliana Teles (92) 98212-2861 ou ainda pelo endereço de e-mail: manaus@impacthub.com.br