Compradores e vendedores já podem se inscrever até 30 de junho no site www.bcbrazil.com para o Business Connection Brazil: Amazônia, a primeira Rodada Internacional de Negócios exclusiva para o setor de Alimentos e Bebidas, Cosméticos e Insumos Biológicos provenientes da Amazônia, que será realizado no período de 12 a 15 de julho, de forma virtual e gratuita. No evento, os fornecedores de produtos amazônicos poderão comprar e vender, e participar de workshops preparatórios.

A edição irá conectar compradores de todo o mundo com micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) da Amazônia brasileira que forneçam produtos típicos da maior floresta tropical do mundo. Ao aliar a riqueza biológica da região, o talento de seu povo, e a mais alta tecnologia à disposição, na busca de fomentar o desenvolvimento sustentável da Amazônia e de suas comunidades locais.

Desse modo, esta rodada internacional inédita e gratuita objetiva impulsionar a bioeconomia amazônica na prática, com promoção dos negócios locais relacionados com alimentos, bebidas, cosméticos e insumos biológicos provenientes da região.

Para participar como fornecedor de produtos, o participante precisa ser pessoa jurídica (CNPJ), ser uma empresa situada ou que possua fornecedores na Amazônia Legal, ou seja, estar presente em um dos nove estados do Brasil pertencentes à bacia Amazônica, sendo eles o Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Acre, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão e, ainda, ter experiência em exportação ou ter um plano de exportação para começar a exportar. É recomendável que o/a representante da empresa fale inglês e ter um site funcional e ativo.

“A ideia é conectarmos potenciais investidores e grandes empresas ao crescente mercado bioeconômico local, aliando os insumos de origem amazônica às mais altas tecnologias disponíveis hoje no mercado global para trabalharmos no desenvolvimento sustentável de nossa região, o que deve favorecer a sociedade local e estimular negócios com forte potencial bioeconômico”, destaca o gestor do CBA, Fábio Calderaro.

O fortalecimento da bioeconomia também pode contribuir com a diversificação da matriz econômica local, principalmente devido ao forte potencial desta atividade em meio à diversidade de insumos que a floresta amazônica tem a oferecer. “O CBA, como apoiador do evento, já atua com pesquisas que envolvem uma variada gama de insumos de origem regional e entende quão importante é a riqueza biológica local para a economia, para a sociedade e para a sustentabilidade. Voltarmos esforços para o fomento de atividade que envolvam bioeconomia é entender a evolução do mercado global”, disse Calderaro.

Organização e inscrições
O “Business Connection Brazil: Amazônia” é realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – Connect Americas em parceria com o Programa de Facilitação de Comércio no Brasil, Governo Britânico, Palladium Group, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoiado pelo Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

Os interessados em participar devem estar enquadrados nos critérios de seleção disponíveis no site https://mbmapp.com/event/bcbrazilamazonia, no qual podem, também, se inscrever e testar a plataforma virtual do evento.