O superintendente da Suframa, coronel Alfredo Menezes já está em Tóquio, no Japão juntamente com  presidente Jair Messias Bolsonaro, onde terão uma jornada de dez dias para a viagem por cinco países da Ásia e Oriente Médio. A comitiva presidencial chegou pouco antes das 14h (horário local). “Nós ficaremos no Japão, Pequim e retornaremos para a Coreia, onde visitaremos todas as empresas que estão aí no Polo Industrial e pertencem a esses países”, comentou Menezão em um vídeo enviado pelo whatsapp.

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou nesta segunda-feira (21) em Tóquio, no Japão, o primeiro compromisso dele é a entronização do imperador Naruhito. A cerimônia para celebrar a sua ascensão ao trono ocorrerá no Palácio Imperial, amanhã (22). Em maio, Naruhito participou de atos nos quais herdou as insígnias imperiais de seu pai e fez o seu primeiro discurso na posição de imperador.

Estão previstos encontros do presidente brasileiro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, com o primeiro-ministro do Japão, Shinzō Abe, com empresário japoneses e com a comunidade brasileira no Japão. Na quinta-feira (24), a comitiva presidencial partirá para a China, depois Emirados Árabes, Catar e Arábia Saudita.

Entronização do novo imperador

Um dos principais objetivos da visita de Bolsonaro ao Japão, é a participação dele na cerimônia de entronização do novo imperador, Naruhito. O roteiro é importante pelo poder econômico das regiões. Com a viagem, Bolsonaro busca reafirmar laços comerciais e ampliar parcerias.

Os compromissos de Bolsonaro durante a viagem vão desde cerimônias políticas, como a entronização do novo imperador japonês Naruhito, a encontros bilaterais com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, com o presidente chinês, Xi Jinping, e com príncipes e xeques dos demais países árabes do roteiro.

“Assim que ele chegou no hotel, participou de uma coletiva de imprensa e ele deixou claro que essa visita feita ao Japão, ela simplesmente tem como objetivo principal de relacionamentos diplomáticos para participar diretamente da entronização do novo imperador”, relatou coronel Alfredo Menezes.

 

Coronel vai visitar empresas do Polo Industrial

Além de acompanhar o presidente da república durante a viagem, o coronel também vai visitar fábricas naquela região que também compõem o Polo Industrial de Manaus. A declaração foi feita pelo próprio superintendente da Suframa durante um vídeo enviado para a produção do programa INVEST ZFM.

O superintendente também destacou a importância de participar do salão de automóveis que acontece ainda nesta semana em Tóquio. Ao lado de Menezão estava o diretor de relações institucionais da Honda para a América Latina, Marcos Bento. “Estamos aqui na Sede da Honda em Tóquio, onde viemos prestigiar essa empresa que está investindo no nosso Polo Industrial de Manaus mais de R$ 500 milhões nos próximos três anos”, disse.

Logo mais o superintendente estará indo para Pequim junto com presidente da república e a comitiva presidencial.