A secretaria de produção rural do Amazonas  em parceria com o Governo Federal, entregou à Prefeitura Municipal de Manicoré um caminhão baú que  beneficiado através da política pública do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O veículo estará à disposição do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

De acordo com o gerente do Idam em Manicoré, Rigoney Nascimento, pouco mais de 40 agricultores rurais comercializam seus produtos junto à Prefeitura de Manicoré, que distribui os alimentos junto a famílias cadastradas no Cras. Entre as produções mais significativas estão as de banana pacovã, banana prata, melancia, jerimum e milho verde.

O Idam em Manicoré tem trabalhado junto aos agricultores familiares para que estes estejam aptos a participarem de políticas públicas como o PAA. “Neste caso específico, auxiliamos os agricultores familiares na emissão do Cartão do Produtor e na emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), pois somente com os documentos em ordem conseguem acessar as políticas públicas”, disse Rigoney.

Atualmente, segundo informação do município, o Cras acompanha 710 famílias, o que corresponde a um total de 4 mil pessoas assistidas. Entre as iniciativas desenvolvidas pelo órgão estão o programa Criança Feliz, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

“Com o caminhão baú, os agricultores familiares poderão vender entregar seus produtos com segurança alimentar, devido ao transporte adequado, e as famílias cadastradas no Cras serão beneficiadas com produtos de boa qualidade”, detalhou Rigoney.

A entrega contou com a presença do prefeito de Manicoré, Manoel Sebastião Pimentel de Medeiros; o secretário municipal de Produção, Manoel da Paula Costa; o secretário municipal de Promoção Social, Joaquim Ribeiro; entre outras pessoas.

Fonte: IDAM\SEPROR