Na noite de segunda-feira (26), no Quartel-General do Comando Militar da Amazônia (CMA) foi realizada a solenidade de passagem de comando do General César Augusto Nardi de Souza ao General Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira.

Autoridades civis e militares, além de familiares, amigos e convidados participaram da solenidade que iniciou com a inauguração do retrato do Comandante substituído, na Galeria dos Antigos Comandantes do Quartel-General e logo após, aconteceu a cerimônia de Formatura para a Passagem de Comando do CMA.

Natural de Fortaleza (CE), Theophilo é oriundo do Comando de Operações Terrestres. Incorporou às fileiras do Exército em 1979, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sediada em Resende (RJ). Foi declarado aspirante-a-oficial da Arma Artilharia em 11 de dezembro de 1982. Como Oficial General, desempenhou as funções de Comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva – Marabá/PA; 2º Subchefe de Operações Terrestres; Comandante da 10ª Região Militar – Fortaleza/CE; Chefe do Preparo da Força Terrestre e de Subcomandante de Operações Terrestres.

O General Theophilo vai dirigir a maior unidade do Exército na região amazônica pelos próximos dois anos. O CMA é responsável pela atuação da Força Terrestre nos estados que compõem a Amazônia Ocidental: Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. É o Comando Militar de Área estratégico, na região com a maior faixa de fronteira do Brasil sob sua jurisdição, com mais de nove mil quilômetros, fazendo limite com cinco países amigos. O CMA foi criado pelo presidente Juscelino Kubitschek, inicialmente foi sediado em Belém do Pará, treze anos depois (1969) foi feita a transferência para a Capital Amazonense.

Para o novo comandante, General Theopolo, “darei continuidade ao trabalho que vem sendo feito, contribuindo assim para a paz em nossa sociedade”, disse.

Confira as imagens do evento: