Como parte das atividades oferecidas da Expo de Bionegócios do Amazonas, do dia 21 a 24 de maio foram ofertados quatro cursos gratuitos de qualificação profissional para estudantes da escola de ensino fundamental Maria Auxiliadora Azevedo.

O objetivo era auxiliar os alunos a introduzirem a tecnologia como ferramenta de negócios e prepará-los para a entrada no mercado de trabalho. As aulas foram ministradas pela professora Vânia Galvão, pesquisadora e Mestre em Engenharia de Produção, e pela professora Vanessa Nascimento, colaboradora do Instituto de Inteligência Socioambiental Estratégica da Amazônia (PIATAM).

Os cursos ofertados foram: Vendas em tempo de pandemia; a importância do comércio eletrônico; mercado de nicho: oportunidades no e-commerce para médias e pequenas empresas; e utilizando as mídias sociais em favor das suas vendas.

Devido ao contexto de pandemia, muitos comerciantes e empreendedores tiveram suas vendas reduzidas, principalmente em razão da diminuição de vendas e serviços presencias, conforme decretos que visam evitar a propagação do vírus. Diante disso, os cursos elaborados abordam meios de contornar a situação e evitar uma possível falência, além de estimular o surgimento de novos empreendedores com a utilização das mídias sociais, que se intensificaram nos últimos meses.

As aulas explicam como utilizar as redes sociais como Facebook e Instagram para a divulgação de produtos e serviços, além de ensinar estratégias e ferramentas para aumentar o engajamento do comércio e práticas de vendas mais efetivas. A absorção dessa experiência no ambiente de vendas pode brevemente vir a ser utilizada em serviços presenciais e híbridos, visto que o uso das mídias sociais como ferramenta de negócios permaneça mesmo após o contexto pandêmico devido ao alto alcance de público que elas geram.

O conteúdo das aulas buscava ainda encontrar oportunidades para se destacar em determinados segmentos e se sobressair, sabendo criar uma figura comercial exclusiva e mais atrativa que demais negócios concorrentes existentes no mesmo ramo.

“O curso é uma excelente oportunidade que nós estamos oferecendo para os alunos de ter um primeiro contato com a internet como ferramenta para desenvolvimento de pequenos negócios” destacou o presidente do PIATAM, Dr. Alexandre Rivas, sobre a importância dos cursos de qualificação.

A Expo de Bionegócios do Amazonas é um evento que ocorrerá dos dias 01 a 03 de junho e contará com a presença de diversos empreendedores para a exposição e divulgação de seus produtos, além de palestras e debates com temática ambiental. O evento é realizado pelo Instituto PIATAM em parceria com o Investzfm em celebração aos 150 anos da Associação Comercial do Amazonas (ACA) e poderá ser assistido online através das redes sociais do Investzfm e da TV MASKATE.

Por: Diego Valente