É necessário seguir as orientações de higiene bucal nesse momento de pandemia para que não ocorram ou se acentuem problemas bucais decorrentes da falta de higienização, explica o cirurgião dentista, especialista em Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais no Serviço Social da Indústria (SESI), José Roberto Brandão Ramos Júnior. O especialista destaca necessidade de escovação e uso de fio dental, inclusive em pacientes com dificuldade motora ou déficit cognitivo, que necessitam de cuidador.

“Esses cuidados se tornam ainda mais importantes quando envolve pacientes especiais, pois em grande parte são considerados grupos de risco para SARS-CoV-2 e devem evitar exposição”, diz Junior. O odontólogo alerta pacientes que procurem o dentista somente em casos de urgência, como fraturas dentárias e dores.

O especialista diz que ainda há poucas informações sobre a execução da odontologia no período de pandemia, sendo um grande desafio lidar com a biossegurança nesse momento.

A alimentação saudável também é um dos pontos importantes a serem observados, durante a pandemia, principalmente para pacientes diabéticos que, de acordo com Junior, sofrem mais complicações. “Para o diabético é mais crítico porque a glicose aumenta a proliferação do vírus e a hiperglicemia induz resposta inflamatória exacerbada”, diz Junior.

 

CUIDADOS COM OS APARELHOS ORTODÔNTICOS

A ortodontista do SESI Amazonas, Maiana Silva de Souza Machado, explica que os cuidados com a saúde bucal devem ser redobrados e que é importante também o uso de enxaguantes bucais sem álcool, quando possível, para ajudar a evitar acúmulo de placas e aparecimento de cáries.

E, para que não retorne ao consultório antes da consulta agendada, Machado orienta que os pacientes evitem comer alimentos duros como farinha, caroço de pipoca, castanhas e outros, para que não ocorra o descolamento dos braquetes e/ou outros acessórios ortodônticos.

A especialista explica que os pacientes ortodônticos não podem ficar muito tempo sem acompanhamento do profissional, pois isso pode comprometer o sucesso do tratamento. “Em caso de descolamento de braquetes e/ou acessórios ortodônticos e quando o aparelho estiver causando ulcerações na mucosa, deve procurar o ortodontista”, aconselha.

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO SESISAÚDE

Os atendimentos odontológicos do SESISAÚDE estão sendo realizados exclusivamente para urgência e emergência, com agendamento pelo whatsapp (92) 98130-7788.