Com a pandemia de coronavírus, ficou clara a deficiência de muitos comerciantes e empresários em lidar com o mundo digital e clientes cada vez mais exigentes. Delivery, atendimento online, gestão de pessoas, comércio eletrônico são apenas alguns aspectos que fizeram com que negócios sólidos se tornassem, subitamente, frágeis e expostos.

Se por um lado a pandemia testa fragilidades, por outro surgem oportunidades para os empresários se reinventarem e se adaptarem ao novo ambiente de comércio. Nesse sentido, os empreendedores têm tido sorte. Muitas associações, empresas e universidades estão organizando eventos online para ajudar quem está precisando de capacitação. A partir desta semana, são muitas as consultorias, cursos e palestras que vão tratar das novas formas de gestão no mundo dos negócios.

Entre os dias 1 e 6 de junho, por exemplo, o Bagy plataforma que ajuda pequenos e médios lojistas físicos a criar o próprio e-commerce, realiza a Maratona Bagy, evento virtual que recebe especialistas de diversos segmentos para dar dicas importantes de como ter sucesso no mercado online, além de trocar experiências e ajudar lojistas a ingressarem no mundo digital.

As lives acontecerão no perfil do Bagy no Instagram (@bagyapp). Serão 36 horas de conteúdo gratuito e, mediante um cadastro, os participantes terão acesso a todos os conteúdos pós-evento.

Semana de enriquecimento

“Será, sem dúvida, uma semana muito enriquecedora, com vários especialistas dando dicas tanto para quem já atua no e-commerce e quer alavancar suas vendas, como para quem vai se enveredar pelo mundo digital, especialmente nessa época de isolamento social em que as pessoas estão comprando muito mais no online”, diz Pedro Rabelo, CEO e cofundador da plataforma.

Os desafios no âmbito do teletrabalho será o tema do webinar conduzido por Ibirisol Fontes, analista de redes e sistemas no Ponto de Presença da Rede Nacional de Pesquisa na Bahia, que acontece nesta terça-feira (2). A transmissão, também gratuita, irá discutir quais são as boas práticas de segurança e operação para manutenção de infraestruturas de informação.

Para facilitar a busca para quem procura esses encontros, preparamos uma lista de eventos que acontecem já na primeira semana de junho. Confira:

Dicas para as pequenas e médias empresas otimizarem a gestão do negócio imobiliário

A BRAIN Inteligência Estratégica vai realizar uma transmissão ao vivo com o intuito de ajudar as empresas do setor imobiliário a ajustar sua gestão e reduzirem o tempo gasto com essa atividade. O palestrante será Guilherme Werner, sócio-consultor da empresa e pós graduado em Planejamento e Gestão de Negócios. Aprenda a vender pela internet, o programa ensina empreendedores a digitalizar seus negócios, a fazer com que suas lojas virtuais sejam encontradas pelos consumidores e a vender via marketplace ou redes sociais. Também dá dicas de como se destacar em meio a tantos e-commerces na internet. Os alunos têm acesso a estudos de caso de empresas que conseguiram criar operações de venda online rapidamente e a material de apoio para utilizar após as aulas.

SMZTO Holding de Franquias promove uma live com o tema “O pequeno e médio varejo e o franchising pós-Covid-19”. A ideia é apontar caminhos para que pequenos e médios empresários possam se preparar para a reabertura e a retomada da economia após o isolamento social causado pela pandemia. Com as presenças confirmadas de José Carlos Semenzato, fundador da SMZTO, e de Luiza Trajano, presidente do Conselho da Magazine Luiza, a live terá como mediador o economista Dony De Nuccio, ex-apresentador da Rede Globo.

A Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro pretende esclarecer todas as dúvidas sobre as relações trabalhistas no cenário de desaceleração econômica, isolamento social e pandemia nesta transmissão ao vivo. Para responder às questões levantadas pelos associados, a associação convidou o desembargador Marcos Vinícius Cavalcante, consultor na área trabalhista para grandes escritórios do setor. A conversa será mediada pelo diretor jurídico da ABF Rio, Gabriel Di Blasi, e pela advogada Hannah Fernandes.