O governador Wilson Lima entregou nota técnica ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, que esteve em Manaus, na última quinta-feira (12). O documento produzido pelo Comitê e Assuntos Tributários Estratégicos (Cate), do Governo do Estado, reúne argumentos de defesa e proposta de garantias para a manutenção e a competitividade do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), na discussão da reforma tributária. Na reunião que aconteceu na sede do Governo, estiveram presentes o vice-presidente da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio AM), Mario Tadros e o assessor econômico da instituição, José Fernando Pereira.

Na nota, entre outros pontos, estão a definição de garantia de concessão de benefícios fiscais à ZFM e outros instrumentos necessários à manutenção de vantagem competitiva do Polo Industrial de Manaus (PIM). Além disso, também foi proposto a garantia ao Amazonas, até 2073, de recursos atualizados equivalentes à perda de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) decorrentes das mudanças da reforma que impactem a ZFM.

Participaram do encontro, empresários, representantes de entidades de classe, o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga, deputados estaduais e federais.