Comemorado nesta quarta-feira (15), o Dia do Cliente foi criado em 2003 para valorizar e incentivar o consumo em um mês tradicionalmente de baixas vendas ao varejo. Para celebrar a data, diversas lojas e empresas realizam promoções com descontos exclusivos. Neste dia, além de homenagear a clientela, empresas aproveitam o dia para fazer ações especiais, como sorteios, descontos e distribuição de brindes. É uma oportunidade de se aproximar ainda mais dessas pessoas, empresas e parceiros para agradecê-las por comprarem seus produtos ou serviços.

Criado pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, o 15 de setembro faz alusão a outras duas datas importantes: 15 de março de 1983, quando foi instaurado no Brasil o Dia Nacional da Defesa do Consumidor, escolhida devido ao discurso de John Kennedy, considerado um marco na defesa dos direitos dos consumidores; a outra é 11 de setembro de 1990, quando foi instituído o Código de Defesa do Consumidor. O Dia do Cliente já foi aprovado em 14 estados brasileiros e 167 municípios.