Inscrições prorrogadas até 26/04 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou apoio à premiação promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), que tem como objetivo contribuir para a formulação de soluções inovadoras para ajudar o país a enfrentar a crise provocada pela pandemia da Covid-19. A iniciativa compreende uma série de quatro desafios públicos que visam premiar as melhores soluções nas áreas de saúde pública, economia, proteção social e tecnologiaNa primeira categoria, serão contempladas propostas que possam contribuir para o aumento da eficiência do sistema de saúde para o enfrentamento da pandemia.

Na área econômica, devem ter como objetivo reduzir impactos e gerar oportunidades para empresas e empreendedores no contexto da Covid-19. Como ferramentas de proteção social, as soluções devem buscar mitigar as consequências socioeconômicas da pandemia de Covid-19 sobre a população de baixa renda. Já no desafio ligado à tecnologia, as propostas devem ter como meta ganhar escala no monitoramento e gestão do enfrentamento da pandemia.

As propostas devem ser submetidas até domingo, 26 de abril, na plataforma “Desafios” da ENAP: https://desafios.enap.gov.br/. No site também estão disponíveis o edital da premiação e o detalhamento dos quatro desafios públicos. Para serem selecionadas, as soluções devem cumprir os seguintes critérios: fácil implementação, alto impacto, eficiência e viabilidade jurídica/econômica.

SERVIÇOS PARA O ENFRENTAMENTO

Serão contempladas até oito das melhores propostas apresentadas por pessoas físicas e até seis das melhores propostas apresentadas por pessoas jurídicas. Podem participar da seleção organizações do terceiro setor, empresas de setores específicos, startups, instituições de pesquisa, desenvolvedores de aplicativos e pesquisadores, pessoas físicas e jurídicas.

A Enap já divulgou a distribuição de R$ 400 mil em prêmios e, com o apoio de R$ 200 mil em recursos do Fundo Social, o BNDES ampliará esse valor em 50%.

Premiação – Desafios públicos para o enfrentamento da Covid-19.
Submissões de propostas até 26 de abril de 2020, no site da plataforma “Desafios” da ENAP: https://desafios.enap.gov.br/

PLATAFORMA DESAFIOS

Iniciativa do laboratório de inovação em governo GNova, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), que oferece ajuda aos gestores públicos para inovar junto com a sociedade. Lançada em 2019, é uma ferramenta de crowdsourcing na qual órgãos públicos podem apresentar problemas, de forma contextualizada, oferecendo recompensas financeiras às melhores propostas de solução sugeridas.

Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) Fundação pública vinculada ao Ministério da Economia, criada em 1986, com a missão de formar e desenvolver agentes públicos. Desenvolve projetos de cooperação nacional e internacional, que têm forte articulação com o mundo acadêmico e com a comunidade científica, atuando majoritariamente em rede e por parcerias.