Nesta terça-feira (22), o presidente da ACA, Jorge Lima, acompanhado do vice-presidente, Paulo Couto e do diretor Bruno Pinheiro, realizaram entrega do cartão para aquisição de 597 cestas básicas a secretária de assistência social, Maria Silva, do município de Guajará (261 Km), referente ao Projeto município prato cheio para o desenvolvimento. União e solidariedade em prol dos mais vulneráveis.

O projeto 

A crise trazida pelo novo Coronavírus no Brasil tem afetado especialmente as famílias mais vulneráveis do país. Os gestores municipais têm enfrentado o duplo desafio de manter a capacidade dos serviços de saúde e também o atendimento a uma demanda crescente da população mais carente de nosso país por auxílios sociais, tendo em vista que a principal medida de contenção para a doença – o isolamento social – provoca uma brusca freada na atividade econômica e impede que essa população carente consiga obter pelo menos uma renda mínima, passando a ser dependente dos programas públicos para sobreviver.

Diante desse contexto, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) com o apoio do Sebrae Nacional e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) se unem para criar a iniciativa “Municípios: Prato Cheio para o Desenvolvimento” com o objetivo de: ”Mobilizar e coordenar financiadores para a mitigação dos efeitos do coronavírus, com ação direcionada à distribuição de itens essenciais, fortalecendo a cultura de solidariedade e da compra local, garantindo processo transparente”.